domingo, 4 de dezembro de 2011

Inovações no Tratamento da Hipertensão

   E ai galera! Estive procurando por novas formas de tratamento da hipertensão e achei uma pesquisa promissora da UFMG que já está em fase de testes em humanos após resultados animadores em camundongos! Se trata de uma pesquisa em nano-biofarmacêutica que utiliza angiotensina 1-7 como substância ativa e açúcares como envoltório transportador desta. Então para que não fiquem lacunas começarei explicando sobre a ação da angiotensina 1-7 no nosso organismo, pois ela é produzida naturalmente por ele, mais um motivo para as esperanças nesse medicamento, pois assim diminuem-se as possibilidades de efeitos colaterais como nos remédios hipertensivos convencionais, como diarreia, inchaço nos pés e tosse.


   A angiotensina 1-7 é considerada participante do sistema renina-angiotensina já mencionado no blog pelo Alexandre, porém ela possui uma ação antagônica com a principal efetora desse sistema que é a angiotensina II, pois essa promove como já explicado vasoconstrição, o que claro não faria sentido se a angiotensina 1-7 seguisse esse sistema, pois isso acarretaria o aumento da pressão das pessoas que tomassem o remédio inovador ( pessoas hipertensas), o que poderia elevar a pressão ao ponto de romper vasos do corpo, uma situação muito perigosa, já que se rompido no cérebro a pessoa pode desenvolver sérias sequelas neurológicas.


   Aqui está um quadro esquemático que mostra as vias de formação de angiotensina 1-7, são três as vias, a partir da angiotensina I pelas enzimas PEP e NEP, pela hidrólise de angiotensina 1-9 pelas enzimas ACE NEP e a pincipal que é a hidrólise da angiotensina II pelas enzimas ACE2 PEP e PCP.


 
   As principais ações da angiotensina 1-7 no organismo são a vasodilatação e a ação anti-proliferatória no músculo liso vascular, devidas principalmente ao óxido nítrico que é produzido em maior quantidade pelo endotélio vascular com o auxílio da angiotensina 1-7.( checar posts sobre óxido nítrico).

 
  Com essa diminuição da pressão instantânea gerada pela maior produção de óxido nítrico e a médio prazo do tônus vascular, a angiotensina 1-7 promete revolucionar no tratamento contra a hipertensão. Para finalizar aqui está um quadro bem didático da ação esperada do medicamento no organismo.


      O interessante é que a grande dificuldade no desenvolvimento desse medicamento não foi a obtenção da angiotensina 1-7, mas sim desenvolver a técnica de encapsular cada molécula dessa substância em açúcares que só seriam degradados ( assim liberando a angiotensina 1-7 no organismo) no intestino grosso ao encontrar enzimas específicas, aumentando assim a efetividade do tratamento.


   Então é isso pessoal, bom saber que existem pesquisas dando bons frutos e que a qualidade de vida de muitas pessoas pode ser melhorada com o uso desse medicamento, até aproxima gente!



Referencias:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-879X2005000400003

                    http://www.icb.ufmg.br/sbc/?q=cadastrarresumo/efeito-vasodilatador-mas-dependente-da-angiotensina-1-7-no-leito-coronariano-de-rato

                    http://veja.abril.com.br/050809/minimo-maximo-p-082.shtml

                  Alan Farias

Um comentário:

  1. ola' gostaria de dicas naturais de como obter uma baixa na minha PA q nem com losartana e hidromed te cedido e tem se mantido em 14x9.meu email helenrop@gmail.com

    ResponderExcluir