segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Infarto do miocárdio ( Ataque do coração)

Chamado erroneamente de ataque do coração devido a confusão com o termo taquicardia que significa aumento da frequência cardíaca, que é a quantidade de batimentos em alguma unidade de tempo em geral bpm (batimentos por minuto). Um outro nome, dessa vez nome técnico é doença isquêmica do coração.


Trata-se da necrose (morte) do miocárdio ou parte dele, é irreversível, ao menos por enquanto, pesquisas com células-tronco indicam que um dia poderão ser usadas para regenerar o tecido necrosado. Causada por falta de nutrientes, a principal forma de isso acontecer é com privação sanguínea, ou seja, isquemia.


Como pode o coração ter privação de sangue? Existe sangue dentro dele...

O sangue dentro do coração apenas fornece nutrientes ao endocárdio, a parte principal do coração é o miocárdio e este recebe sangue por uma vascularização própria chamada de coronariana, caso ocorra algum problemas em algum desses vasos alguma parte do coração pode ter restrição de sangue (isquemia).


Isquemia pode causar dor no coração e regiões próximas, se chama angina pectoris ou angina de peito. Angina pode ser tratada com trinitrina (nitroglicerina), que além de explosivo também tem esse uso na medicina. No caso de uma isquemia prolongada pode ocorrer infarto do miocárdio, ou seja morte de parte do miocárdio, isso produz uma angina intensa e prolongada que não cede a trinitrina.


Uma das causas para isquemia é embolia, que é a obstrução de algum vaso. Existe embolia gasosa, gordurosa e tromboembolia (trombo = coágulo). Embolia gordurosa foi falada em meu primeiro post, consiste na formação de ateromas. Coagulação é um processo em que um líquido adquire uma forma sólida ou pastosa, o sangue deve coagular para que ocorra cicatrizações, porém existem patologias que fazem uma parte de sangue coagular mesmo sem dano a um vaso, esse coágulo pode então obstruir algum vaso, condição chamada de tromboembolia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário