quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Watch 'n' ask

Além do blog para cada grupo esse projeto de extensão da UnB inclui um seminário para a maioria dos grupos da turma, após esse seminário alguns grupos são sorteados para fazer perguntas que devemos responder nos blogs, esse é o watch 'n' ask.

Pergunta do grupo de radicais livres:

Sabe-se que a hipertensão está envolvida diretamente em diversos problemas da sociedade contemporânea, como doenças do sistema cardiovascular e o derrame. Como é dada essa relação, levando-se em conta uma explicação a nível molecular?

hipertensão significa pressão arterial alta, ou seja é uma grandeza física e não é matéria...não tem nada a ver com nível molecular. A hipertensão pode romper vasos que é o acidente vascular hemorrágico. Quanto aos outros problemas não são da pressão propriamente dita mas embolia por exemplo que pode ser causada por aterosclerose, que frequentemente vem acompanhada da hipertensão, ou seja, a hipertensão é indicativo de outros problemas, ela em si não causa muitos problemas, ainda que alguns possam ser graves. Derrame é uma forma vulgar de se dizer acidente vascular cerebral, este pode ser por rompimento de vaso, ou seja, AVC hemorrágico, mas também pode ocorrer por obstrução, AVC isquêmico. O primeiro pode ter relação direta com hipertensão, mas não o segundo.

Um comentário: