domingo, 4 de dezembro de 2011

Outros Sistemas de Controle da Pressão

Boa tarde galera! Todos sabem o quão grave são os efeitos da Hipertensão Arterial Sistêmica. Por isso, é preciso que haja em nosso corpo alguns sistemas para o controle da pressão arterial (P.A.). O principal mecanismo de controle é o Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona, que já foi explicado aqui no blog em uma das postagens anteriores. Vamos tratar nessa postagem de alguns outros mecanismos que fazem esse controle pressórico. Vamos a eles!

Primeiramente, é importante destacarmos a influência do Sistema Nervoso (SN) na circulação. Ele é capaz de causar aumentos rápidos na pressão arterial. Esse aumento se dá por meio da ação do Sistema Nervoso Simpático, que promove uma total estimulação das funções vasoconstritoras e vasodilatadoras. Três eventos marcam essa ação. São eles: contração das arteríolas, o que aumenta a resistência periférica total; contração das veias, mandando mais sangue para as câmaras cardíacas, que irão bombear mais e mais sangue; o SN Autônomo (SNA) estimula o coração, aumentando ainda mais o bombeamento cardíaco. Esses eventos promovem o aumento da Pressão Arterial. No controle da pressão realizado pelo SN, daremos maior atenção aos Barorreceptores, Quimiorreceptores e também a Resposta Isquêmica do SN Central (SNC).








Barorreceptores são terminações nervosas livres sensíveis ao estiramento. Eles localizam-se no interior de algumas das grandes artérias, como a Aorta e a Carótida (Barorreceptores aórticos e Carotídeos). O aumento da pressão arterial estira os barorreceptores, o que leva o SNA a enviar sinais para a circulação, reduzindo a pressão. Ou seja, diante de alguma variação da pressão, os barorreceptores promovem a normalização dela. Ele, portanto, se opõe aos aumentos e diminuições da pressão e, por isso, é responsável por um “Tamponamento” Pressórico. Esse sistema de Barorreceptores é muito importante, pois sem ele, a nossa P.A. sofreria alterações muito bruscas durante o dia.

Os Quimiorreceptores, por sua vez, são células sensíveis à falta de oxigênio e ao excesso de gás carbônico e íons H. Assim como os barorreceptores, os Quimiorreceptores situam-se no interior de grandes artérias, como a aorta e a carótida. Uma queda na pressão arterial provoca a redução da quantidade de oxigênio nos tecidos, além do aumento da quantidade de gás carbônico e de íons H. Isso, então, leva ao estímulo dos quimiorreceptores. Eles, então, vão emitir sinais excitando o centro vasomotor, que irá elevar a P.A.

Outra forma de controle da pressão, realizada pelo SNC é a chamada Resposta Isquêmica. Quando o fluxo sanguíneo para o centro vasomotor, localizado no tronco encefálico, diminui o suficiente para causar deficiência nutricional, os neurônios do centro tornam-se fortemente excitados. Esse quadro é conhecido como Isquemia Cerebral. Quando isso ocorre, a P.A. se eleva a níveis altíssimos. Esse estímulo é realizado pela alta concentração de gás carbônico no local, devido à falta de oxigenação. Esse é o chamado Sistema Emergencial de Controle da Pressão, que é ativado em situações extremas.

Entendemos, então, como funciona o controle pressórico realizado pelo Sistema Nervoso. Vamos agora ver outro sistema de controle, agora realizado pelos rins. É o Sistema Rim-Líquidos Corporais.







Diante de uma alta quantidade de líquido extracelular, o volume sanguíneo (volemia) e a P.A. tendem a aumentar. Com esse aumento, os rins são estimulados a promover a excreção do excesso desse líquido, a fim de se normaliza a P.A. Nesse contexto, é importante destacarmos o que é Diurese e Natriurese de Pressão. Trata-se do aumento da eliminação renal de água e sal devido a um leve aumento na P.A. Quando a pressão arterial se eleva, mesmo que muito pouco, o débito renal de água e sal aumenta de modo a ficar maior que a quantidade ingerida. Com isso, o corpo perde líquido e, então, a volemia e a Pressão Arterial diminuem.

Bom, galera, com isso conseguimos entender um pouco mais sobre essa importante ação do nosso corpo que é a da regulação da Pressão Arterial. Qualquer dúvida, pergunte ao Blog de Hipertensão, que ficaremos felizes de ajudá-los. Se cuidem e até a próxima!

Postado por Alexandre Guimarães


Bibliografia:

GUYTON, A. & HALL, J. (2006) Tratado de Fisiologia Médica 11ª ed. Elsevier Ltda.
http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_03/cap_025.html
http://www.hu.ufsc.br/~cardiologia/icc.pdf
http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/7-2/004.pdf

2 comentários:

  1. Gostei muito. Está uma linguagem simples muito bom. Está de parabéns pelo explicação.

    ResponderExcluir
  2. Bom mesmo. Simples no conteúdo, fácil no entendimento. Parabéns.

    ResponderExcluir