quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Combatendo a hipertensão com a alimentação

Boa noite pessoal, o semestre está terminando e hoje eu estou aqui para fazer minha última postagem sobre essa doença tão presente na vida de nós brasileiros, a hipertensão. E depois de tantos assuntos complexos eu resolvi escrever sobre um tema mais simples, porém também muito importante e interessante: como prevenir e controlar a hipertensão por meio da alimentação, o chamado DASH (Método de Interrupção da Hipertensão pela Alimentação).

Como já foi muito falado por nós neste blog mudar o estilo de vida, ou seja, optar, entre outras coisas, por uma alimentação mais saudável e pela prática de exercícios físicos, é uma excelente opção para reduzir e controlar a pressão arterial. Os benefícios dos exercícios físicos já foram discutidos aqui por outra autora do blog, falemos um pouco agora sobre a alimentação.

Os primeiros alimentos que devem ter seu consumo diminuído na dieta de um hipertenso são o sal e o sódio, outros temperos como o alho e a cebola, que possuem compostos sulforosos vasodilatadores, podem substituir o sal e ainda trazer benefícios. O alho atua também como fator inibidor da coagulação sanguínea, o que reduz as chances de formação de trombos e, portanto, de obstrução dos vasos. O sal e o sódio precisam ser evitados, pois são responsáveis pela retenção de líquidos, o que leva a um aumento da pressão arterial.



Cereais integrais como aveia e pão integral são ricos em fibras. As fibras promovem a redução das taxas de LDL-colesterol, o aumento de HDL-colesterol e a consequente redução da pressão arterial e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, já que a quantidade elevada de LDL favorece o desenvolvimento dessas doenças.

Alimentos ricos em flavonóides como o vinho tinto, a uva, as frutas vermelhas, a soja, o leite e a lentilha, devem ser consumidos por possuírem em sua composição essa substância, que é potente agente antioxidante.

A linhaça e seu óleo bem como o óleo de peixe, o azeite, a castanha e as nozes são alimentos ricos em ômega 3, que possui efeito vasodilatador, muito importante para manter a pressão controlada. Diferente das gorduras trans e das saturadas, que podem obstruir vasos, as gorduras monoinsaturadas são capazes de reduzir a pressão arterial.

Ervilha, banana, batata, tomate e leite, por exemplo, são fontes de potássio. O potássio atua como anti-hipertensivo, auxiliando, juntamente com o sódio, no controle hídrico das células, controlando a pressão arterial.

Acredita-se também que a ftalida, fitoquímico encontrado em um legume de baixo teor calórico, o aipo, favorece a diminuição da pressão arterial, pois ela é capaz de reduzir a quantidade de hormônios do estresse, que, como já foi discutido em outra postagem, induzem a vasoconstrição, facilitando o aumento da pressão. Além disso, o aipo ainda possui ação diurética, o que é importante para os hipertensos.




Frutas e vegetais em geral, como todos sabem, são sempre benéficos para o nosso organismo, afinal são alimentos pobres em gorduras e sal e ricos em fibras e potássio o que, como já foi explicado acima, é importante para o controle da hipertensão. Além disso, esses tipos de alimentos ajudam na perda de peso, o que é extremamente valioso para a diminuição da pressão arterial.


Bom, e pra finalizar só mais um vídeo rico em informações sobre alimentos que ajudam no controle da hipertensão:





Então é isso pessoal, foi um prazer levar um pouco mais de conhecimento até vocês, espero que aproveitem!

Rafaela Debastiani Garcia

http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=artigos&id=312&tipo=1
http://saude.hsw.uol.com.br/como-reduzir-a-pressao-alta2.htm
http://saude.hsw.uol.com.br/pressao-alta.htm
http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v37n6/18017.pdf

6 comentários:

  1. Otimo artigo.vai.me ajudar bastante
    na escolha dos almentos no controle
    da hipertensao.

    ResponderExcluir
  2. Otimo artigo, realmente a melhor forma de controlar a pressão arterial sem o uso de medicamentos, é através da alimentação.

    ResponderExcluir
  3. Sempre pensei desta forma, vocês estão super certos. Adorei o post

    ResponderExcluir
  4. Realmente uma dieta equilibrada auxilia a evitar diversas dienças. Parabens pelo artigo.

    ResponderExcluir
  5. Tenho sofrido deste mesmo problema. Agora sei que preciso mudar minha alimentação. Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  6. ótimo conteúdo! Parabens por compartilhar

    ResponderExcluir