terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Atividade sexual e a Hipertensão

Boa noite gente! Hoje vamos falar sobre SEXO!

Para que aconteça a relação sexual é necessária uma série de alterações cardiovasculares, neurais e metabólicas.

O aumento da freqüência cardíaca e conseqüente aumento da pressão arterial está associado com a ereção através da pressão peniana, pressão arterial na aorta abdominal e freqüência cardíaca durante a atividade sexual.



Mas o que é Ereção?
A ereção está ligada ao sistema cardiovascular e ocorre quando o tecido erétil relaxa, permitindo aumento de fluxo sangüíneo, mecanismo controlado pelo sistema nervoso autônomo.





Ereção e Pressão Arterial

O pênis recebe inervação simpática da medula toracolombar e, através da liberação de noradrenalina, as células musculares lisas se mantêm contraídas e o pênis flácido. O sistema parassimpático libera neuromediadores que relaxam estas células, permitindo a ereção, que ocorre como um reflexo a um estímulo da área genital transmitido pelo nervo peniano dorsal e nervo pudendo, ativando motoneurônios pudendos, causando contrações do músculo perineal estriado. Barorreceptores e quimiorreceptores transmitem as informações aferentes à medula através dos IX e X pares cranianos.


O óxido nítrico pode ter um papel no controle central da ereção e nas alterações cardiovasculares. Um estudo realizado com ratos mostrou que a injeção de óxido nítrico na porção rostral do bulbo diminui a atividade do nervo renal, cujo estímulo leva à diminuição da pressão sistólica. Já a injeção na porção caudal do bulbo, leva ao aumento dessa pressão.

Além do óxido nítrico, é provável que outros sistemas originados na medula e na ponte também exerçam influência autonômica através da liberação de serotonina, noradrenalina, adrenalina e dopamina.

O cérebro tem papel principal no controle cardiovascular e erétil. Acredita-se que algumas áreas do hipotálamo integram e controlam as diversas vias autonômicas. Sabe-se que o estímulo da área pré-ótica facilita a atividade sexual e leva ao aumento da pressão intracavernosa e diminuição da pressão arterial.






Medicamentos anti-hipertensivos e a Dificuldade de Ereção 
 

A prática sexual pode ser compreendida como uma modalidade de atividade física. E nós já sabemos que os medicamentos associados com a atividade física têm função essencial no tratamento da hipertensão arterial. Mas, a medicação anti-hipertensiva pode trazer algumas complicações, como as Dificuldades de Ereção (DE).

Aproximadamente 40% a 46% dos homens que estão em tratamento de hipertensão apresentam DE em algum momento. E certas escolhas podem aumentar o risco de uma Disfunção Erétil, uma delas é o fumo. Um estudo realizado com hipertensos fumantes mostrou que eles têm 13% mais chance de apresentar DE do que aqueles que não fumavam.

Para resolver esse problema, é possível que o médico prescreva um medicamento com menor probabilidade de interferir na função erétil ou fazer um tratamento específico para a Dificuldade de Ereção.












O sexo pode combater a hipertensão?


Durante o ato sexual ocorre aumento na freqüência cardíaca e na pressão arterial e após a relação sexual pode-se observar um quadro de hipotensão (baixa da PA) que assim como nas outras atividades físicas, em longo prazo, traz adaptações cardiovasculares e respiratórias positivas.

A atividade sexual pode fazer mal ao hipertenso somente se ele estiver com a pressão arterial não controlada mas no geral o sexo é benéfico para o hipertenso, pois durante o ato sexual são liberados alguns hormônios, como a endorfina, responsável pela sensação de relaxamento e prazer.

Como a hipertensão tem uma grande relação com o estresse, a relação sexual pode ser uma forma de melhorar a qualidade de vida do paciente. Então fica a dica!





Thayane Karajá.


http://www2.uol.com.br/vyaestelar/sexo_hipertensao.htm
http://www.fac.org.ar/ccvc/llave/c049/stein.php
http://noticias.r7.com/saude/noticias/hipertenso-pode-somar-sexo-na-conta-do-exercicio-fisico-20100427.html
http://cliquesaude.com.br/como-a-hipertensao-pode-afetar-a-saude-sexual-51.html
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/sexo_hipertensao.htm
http://boasaude.uol.com.br/realce/showdoc.cfm?libdocid=14858&ReturnCatID=1815

Um comentário:

  1. estou com pressão alta, posso fazer sexo mesmo com a pressão elevada?

    ResponderExcluir