segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Colesterol alto: um inimigo do peito

Boa noite pessoal, hoje estou aqui para falar de um outro componente muito importante da nossa saúde vascular: o colesterol.




O colesterol é um composto fundamental para o nosso organismo, pois ele participa da composição das membranas de nossas células e é a partir dele que se produzem alguns tipos de hormônios e vitaminas. Eles estão presentes no corpo em sua forma livre ou combinada com proteínas, as chamadas lipoproteínas: o LDL-colesterol (ou colesterol ruim) e o HDL-colesterol (ou colesterol bom). As lipoproteínas originam-se dos quilomícrons intestinais cujo transporte é feito pela LDL (70%) e em menor proporção pelas HDL.

As LDL são ricas em colesterol esterificado e devem ser metabolizadas para evitar altas concentrações de colesterol plasmático potencialmente aterogênico sobre as artérias causando sua obstrução parcial ou total, ocasionando HAS e suas manifestações como trombose, infarto e AVC. Esse composto é o principal componente do acúmulo de gordura nas artérias coronárias e nos vasos sanguíneos do corpo e do cérebro. O HDL, por sua vez, é um composto protetor do nosso organismo contra esse acúmulo de gordura, ele transporta o colesterol dos tecidos para o fígado para que possam ser metabolizados, possuindo papel anti-aterogênico.

Esse vídeo ilustra didaticamente muito bem o que eu estava explicando acima: como atuam os LDL-colesterol e o HDL-colesterol e como esse é um fator de risco muito importante para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Vale a pena assistir!



É essencial que tenhamos em mente que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em nosso país, sobretudo o AVC e a doença isquêmica do coração, e que a dislipidemia, ou seja, altos valores de LDL-colesterol e baixos valores de HDL-colesterol, é um dos mais sérios fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças. E é disso que trataremos hoje.

Há dados que mostram que a redução do LDL-colesterol diminui expressivamente o risco de o individuo sofrer infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e outras doenças cardiovasculares.
Então vamos ao objetivo principal desse blog, a bioquímica da relação entre colesterol, hipertensão e doenças cardiovasculares. O colesterol alto e a HAS estão diretamente relacionados, já se sabe que o primeiro contribui para o desenvolvimento e agravamento da segunda, pois a quantidade elevada de colesterol ativa o sistema renina-angiotensina-aldosterona (já explicado em outra postagem desse blog), reduz a quantidade de NO disponível e altera a função endotelial.

Primeiro vamos falar do sistema renina-angiotensina-aldosterona. A angiotensina II possui características aterogênicas e de controle do tônus vascular. A ativação da angiotensina II leva à ativação da NADPH oxidase, o que gera radicais livres. Esses, por sua vez, promovem hipertrofia vascular, expressão de genes pró-inflamatórios e oxidação da molécula de LDL-colesterol. Tudo isso induz a aterogênese e outros fatores que podem desenvolver ou agravar a HAS e doenças cardiovasculares.

Tratemos agora do NO e da disfunção endotelial. Como já foi explorado na postagem sobre oxido nítrico desse blog, sabemos que ele é produzido pelas células endoteliais dos vasos sanguíneos pela oxidação do aminoácido L-arginina em L-citrulina, essa oxidação é regulada por enzimas também endoteliais, a NO sintetase e a NADPH oxidase. O NO ajuda a modular a pressão arterial já que participa de mecanismos como o controle da resistência e tônus dos vasos, do fluxo sanguíneo e do diâmetro dos vasos para esse fluxo. A hipercolesterolemia diminui a quantidade de NO, pois aumenta a produção de radicais livres (pela atuação da NADPH oxidase) que inativam essas moléculas de NO. Além disso, como mencionado na postagem sobre flavonóides, os radicais livres oxidam a molécula de LDL. Então com o aumento de radicais livres há o conseqüente aumento de LDL oxidada, o que é negativo para o organismo, pois além de favorecer a formação de ateromas nos vasos, esse composto também interfere na produção da enzima NO sintetase, o que prejudica a função vasodilatadora do NO.

Considero relevante destacar aqui que a melhor maneira de se evitar qualquer doença cardiovascular é eliminar ou, quando isso for impossível, controlar os fatores de risco. No caso do nosso tema de hoje, o melhor caminho é tentar reduzir o colesterol, e para isso mudanças nos hábitos alimentares são essenciais. A alimentação indicada na tentativa de diminuir o colesterol deve ser composta principalmente de frutas, verduras, legumes, pães e cereais integrais e carnes magras.
Segue o vídeo sobre dicas de alimentação para controlar o colesterol, o que ajuda consequentemente a evitar problemas cardiovasculares.



Então é isso pessoal, vou ficando por aqui, até a próxima!

Rafaela Debastiani Garcia

http://tvig.ig.com.br/noticias/saude/colesterol+alto+e+hipertensao-8a49800e2b4a9e15012b4b90d96b0b0b.html
http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/14-4/09-fisiopatologicas.pdf
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3977&ReturnCatID=18

Um comentário:

  1. Eu nao sou da área de saúde, mas sempre cuido bem da alimentaçao e procuro pesquisar um pouco sobre o assunto. Tenho amigos que, mesmo jovens, já apresentaram colesterol alto em exames de sangue, por conta de alimentaçao desregrada. Uma informaçao importante também é que a ingestao de algumas castanhas ricas em gorduras monoinsaturadas, como a castanha-do-pará, em quantidades adequadas, promove elevaçao do HDL e reduçao dos níveis de LDL.

    ResponderExcluir