segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sangue, Circulação e sua Função

Considerações do autor:

O blog é voltado para bioquímica, porém para o real entendimento é necessário noções básicas de anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular, este artigo fala sobre sua fisiologia.
Sempre que houver qualquer dúvida na leitura de algum artigo, procure no arquivo do blog se existe algum artigo capaz de resolver.

Sistema Cardiovascular
O que é circulação sanguínea?
Circulação sanguínea é o fenômeno do sangue ser transportado pelo corpo, circulando por quase toda sua extensão, a epiderme (camada superficial da pele) por exemplo não recebe sangue. Vale lembrar que o sangue que deixa o coração é um pouco diferente do que saí dele, afinal ele troca matéria com as outras células do corpo. Apesar de ele se modificar nessa troca suas células principais, os eritrócitos (hemácias ou glóbulos vermelhos) não saem do sangue na troca de matéria com o corpo em geral. Os eritrócitos só saem do sangue para serem degradados, o que não é um problema afinal células do sangue são produzidas o tempo todo. Os materiais transportados pelo sangue são nutrientes energéticos, sinalizadores, além de moléculas pequenas que formarão moléculas maiores para servirem alguma função, essas moléculas maiores são as moléculas estruturais. Nutrientes sinalizadores são aqueles que modificam a ação de células, dentre eles temos íons e hormônios.

O que é sangue?
É um líquido contendo células, moléculas e íons. As principais células são os eritrócitos (eritro - vermelho, cito - célula) que possuem uma proteína chamada hemoglobina que é um complexo proteico grande que serve para o bom funcionamento de seus grupos heme que possuem cátions de ferro para se ligar ao gás oxigênio e também ao gás carbônico. O sangue também carrega nutrientes energéticos como glicose e corpos cetônicos. Carrega ainda produtos metabólicos para serem excretados e moléculas sinalizadoras como hormônios. O sangue têm a função de transportar diversos compostos para dentro e fora de células, pois estas precisam ter os compostos certos na quantidade certa. A tendência a manter concentrações em níveis adequados para o bom funcionamento se chama homeostasia, e o sangue é fundamental em sua manutenção.

Qual o caminho do sangue?
O sangue saí do coração por artérias que se dividem sucessivamente em vasos de menor espessura passando por arteríolas (pequenas artérias) até formar vasos com apenas uma célula de espessura formando sua parede chamado capilar. O capilar por ser extremamente fino têm a capacidade de trocar materiais com as células próximas. Seguindo o curso do sangue os capilares formam vasos cada vez maiores indo das vênulas (pequenas veias) até as veias que desembocam no coração.





O que é circulação sistêmica e pulmonar?
A circulação acontece o tempo todo de forma unificada, essa divisão é apenas didática, ou seja, para facilitar algum entendimento ou entender algum aspecto que não seria entendido de outra forma.
Circulação sistêmica ou grande circulação é aquela que ocorre entre o coração e o corpo em geral, o sangue saí do coração no ventrículo esquerdo pela aorta (maior artéria do corpo humano), após todo o caminho do sangue ele chega ao coração no átrio direito pelas 2 veias cava. Daí o sangue segue para o ventrículo direito.
Circulação pulmonar ou pequena circulação ocorre entre o coração e os pulmões. O sangue saí do coração no ventrículo direito pelo tronco pulmonar (artéria) que se divide em 2 artérias pulmonares (1 para cada pulmão). Após todo o caminho do sangue ele retorna ao coração no átrio esquerdo pelas 4 veias pulmonares.

Como o coração bombeia o sangue?
Câmaras cardíacas e sentido do sangue
O coração bombeia o sangue graças à sua capacidade de contração e relaxamento muscular. Os tempos em que os eventos se sucedem se chamam sístole e diástole. Sístole se refere ao tempo em que as paredes de uma câmara se contraem e por isso o sangue saí dessa câmara. Diástole é o tempo em que as paredes de uma câmara relaxam e o sangue entra nessa câmara. Todas as 4 câmaras fazem sístole e diástole.
O sangue chega (dentro de veias) a um átrio, o sangue deve seguir para o ventrículo do mesmo lado, ou seja a direção é definida. Entre as câmaras comunicantes existem valvas que só permitem a passagem em uma direção, são as valvas atrioventriculares. Todas as valvas do sistema cardiovascular têm essa propriedade de se abrir apenas em uma direção, o motivo é seu formato. No caso das valvas atrioventriculares existem músculos papilares (em forma de papila) que reforçam essa características, eles fazem uma força na valva quando fechada para impedir que se abra no sentido oposto. Os músculos papilares estão em ambos ventrículos para impedir que a valva se abra em direção aos átrios. Quando o mecanismo funciona corretamente ele impede o refluxo sanguíneo, que é o movimento do sangue no sentido contrário, coisa que não deveria acontecer.
A sístole e a diástole são processos contrários. A ação dos átrios é sempre contrária à ação dos ventrículos. Câmaras do mesmo tipo fazem ações ao mesmo tempo. Câmaras de tipo diferente fazem ações contrárias ao mesmo tempo. Os átrios recebem sangue de veias (diástole atrial) ao mesmo tempo que os ventrículos enviam sangue à artérias (sístole ventricular). Os átrios enviam sangue aos ventrículos (sístole atrial), nesse tempo os ventrículos obviamente recebem o sangue dos átrios (diástole ventricular). O processo descrito é cíclico.

Para que bombear sangue?
A segunda lei da termodinâmica garante que sistemas fechados sempre aumentem de entropia ao longo do tempo, isso significa que se tornam menos organizados. Sistemas fechados são aqueles que não trocam matéria com outros sistemas. Vida é o resultado de química complexa, para manter a vida é necessário manter essa química complexa e para isso é necessário aumentar o grau de organização da matéria, ou seja, diminuir a entropia. Como as células conseguem diminuir a entropia se a segunda lei da termodinâmica não permite? Bem, a segunda lei da termodinâmica não permite que um sistema fechado diminua sua entropia, porém a célula NÃO é um sistema fechado. As células somáticas (do corpo em geral) trocam matéria com outras células e com pequenos vasos derivados de arteríolas (pequenas artérias) chamados capilares. Entre os vários tipos de nutrientes temos os energéticos. Nutrientes energéticos são quebrados em moléculas menores, ao mesmo tempo que transformam moléculas, aumentando-as. Os nutrientes energéticos aumentam de entropia para diminuir a entropia de moléculas biológicas estruturais. De forma simplista isso é equivalente a dizer que as moléculas energéticas fornecem energia para formar moléculas estruturais maiores. Onde o sangue entra nessa história? Ele carrega em si moléculas energéticas e o produto metabólico delas como o CO2 que é carregado sob forma de outros compostos como a carboemoglobina e o ânion bicarbonato. Ao transportar moléculas o sangue possibilita que o corpo possa manter seu estado de organização, e por extensão sua vida. Os problemas do sistema cardiovascular não são problemas só dele, a função dele é transportar nutrientes, se houver problemas com esse transporte o destino terá problemas. Esse blog irá falar de alguns dos problemas que podem acontecer neste sistema e como esses problemas afetam o corpo.

Bibliografia:
Parker, Steve, O livro do corpo humano
Uzunian, Armênio, Biologia, volume único, Editora harbra

2 comentários: