terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tabagismo e a Hipertensão


Boa noite gente! Hoje vamos falar sobre o tabagismo e seus efeitos na pressão arterial.
O fumo é responsável por cerca de cinco milhões de óbitos por ano em todo o mundo, sendo quatro milhões de homens e um milhão de mulheres. O que o torna um dos principais fatores de risco para a origem não só das doenças ligadas ao coração, mas também da pressão alta.
A nicotina, um dos principais componentes do cigarro, acarreta uma vasoconstriccção direta dos vasos (estreitamento do diâmetro desses vasos) além de um aumento na liberação de vasopressina, adrenalina e noradrenalina, substâncias que aceleram a freqüência cardíaca e aumentam a pressão. Juntamente com o monóxido de carbono, provoca diversas doenças cardiovasculares, problemas pulmonares como câncer e com a liberação de toxinas, o enfisema pulmonar, sendo também nociva para outros órgãos como estômago e garganta. A nicotina se relaciona com o sistema nervoso central causando a dependência do individuo ao fumo.
A elasticidade do sistema vascular traz danos para a manutenção da pressão arterial saudável, podendo evoluir para outros problemas, como o AVC. Além de aumentar a rigidez das artérias, o fumo aumenta a resposta por substâncias vasoativas e a atividade do sistema nervoso simpático fazendo assim, aumentar a pressão arterial. A complicação cardiovascular decorrente do cigarro afeta até mesmo o fumante passivo.
Os agentes químicos presentes no cigarro ainda atuam como irritantes da mucosa bucal e prejudicam a mucosa olfativa, causando alterações nas papilas gustativas e lesões que alteram o olfato. Seus efeitos também estão associados à diminuição do campo visual e a diminuição da quantidade de colágeno da pele, causando o envelhecimento precoce.
Estudos mostram que os homens possuem maior facilidade em parar de fumar do que as mulheres, que criam uma dependência afetiva e psicológica com o cigarro. Os benefícios em largar o cigarro são a diminuição da pressão arterial e a menor ingestão de medicamentos no tratamento de hipertensão.
Os benefícios respiratórios se apresentam após 4 semanas de interrupção, mas os benefícios cardíacos são sentidos em um período mais longo, que pode chegar a até 11 anos sem o cigarro. Quanto maior o período de tempo longe do tabaco maior a possibilidade para reversão ou melhoria dos malefícios já instalados no indivíduo.


http://www.msdonline.com.br/pacientes/sua_saude/doencas_do_coracao/paginas/hipertensao_fatores_de_risco.aspx#section05

http://www.sbh.org.br/geral/noticias.asp?id=84

http://www.sbh.org.br/geral/noticias.asp?id=107


http://www.sbh.org.br/geral/noticias.asp?id=302


http://www.webartigos.com/artigos/hipertensao-e-tabagismo/6798/#ixzz19bFO0Dc2


Thayane Karajá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário