domingo, 27 de novembro de 2011

Pressão e sua interpretação

Considerações do autor:
Para se ter um bom entendimento desse post são necessários alguns conhecimentos prévios. Quando necessário procure em posts passados.

O que é pressão arterial?
Pressão arterial é definida como sendo a pressão que o sangue faz contra as paredes da artéria. Pressão é uma grandeza física que significa concentração superficial de forças (P = F/A). É impossível medir todas as forças em cada pequena região microscópica na membrana em todas as células da parede de uma artéria, isso não importa, o mais importante é a concentração de forças, até porque o citoesqueleto das células da parede arterial transfere parte das forças para as células próximas, o que significa que o vaso atua como um todo para conter o sangue.
É necessário que exista pressão dentro dos vasos sanguíneos, afinal o sangue precisa estar em contato com a parede dos vasos. Porém os vasos têm resistência limitada e podem ser danificados se a pressão chegar a determinados valores. O valor exato varia, afinal nem todos os vasos estão sobre a mesma pressão, tão pouco possuem a mesma espessura e resistência. Devido a diferença entre espessura e resistência dos vasos, os danos vasculares são geralmente locais, sendo que entre os piores danos são o acidente vascular cerebral e coronário, isso devido a grande importância desses dois órgãos, um acidente vascular no dedão do pé não é bom, mas não é tão ruim quanto um acidente vascular cerebral.

Pressão sistólica e diastólica.
Sístole e diástole está explicada no post ' Sangue, Circulação e sua função'
A pressão arterial varia, quando o coração bombeia sangue para as artérias (sístole ventricular), a pressão arterial é máxima, essa pressão é chamada de pressão sistólica. Na diástole a pressão sobre os vasos diminui por causa do atrito entre o sangue e os vasos, que como qualquer atrito é uma força dissipativa de energia.

Se ocorre dissipação de energia como então o sangue continua seu movimento?
O coração bombeia o sangue continuamente, ou seja, continua a fornecer energia cinética (energia de movimento) para o sangue. O bombeamento produz várias forças dentro das câmaras cardíacas, por existir força existe pressão e também aceleração que aumenta a velocidade do movimento sanguíneo, o sangue não acelera indefinidamente pois também existem forças contrárias ao seu movimento (forças normais e de atrito com a parede dos vasos).

Como devo interpretar os valores de pressão?
Os valores de pressão arterial são medidos na unidade mmHg. São medidos dois valores o sistólico (pressão arterial máxima) e diastólico (pressão arterial mínima). O valor sistólico deve estar entre 100 e 140 e o diastólico entre 60 e 90. A alteração sistólica ou diastólica pode caracterizar hipertensão ou hipotensão, não sendo necessário que ambos estejam fora da faixa normal. Geralmente se fala em 12 por 8 como sendo ideal, 12 por 8 é na unidade cmHg que é equivalente a 120 por 80 mmHg, o primeiro valor é sistólico e o segundo diastólico

Como se mede a pressão arterial?
Com o uso de um esfigmomanômetro manual ou digital, no caso do manual se usa em conjunto um estetoscópio, a imagem mostra ambos com o estetoscópio a direita.





Bibliografia:
Manuila, L. Dicionário médico Medsi

Nenhum comentário:

Postar um comentário