segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Anatomia e Situação do Coração

Considerações do autor:
O blog é voltado para bioquímica, porém para o real entendimento é necessário noções básicas de anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular, este artigo fala sobre sua anatomia.
Sempre que houver qualquer dúvida na leitura de algum artigo, procure no arquivo do blog se existe algum artigo capaz de resolver.

O que é o coração?

O coração é um órgão muscular com função de bombear sangue. Órgãos musculares são aqueles com uma quantidade significativa de tecido muscular, que é um tecido com capacidade de contração (diminuir o tamanho das células). A contração de cada câmara cardíaca expulsa o sangue dela.

Quais são suas camadas?
-Epicárdio (parte do pericárdio e coração) – fina camada externa, (epi – sobre ; cárdio - coração)
-Miocárdio – grossa camada muscular intermediária, (mio – muscular)
-Endocárdio – fina camada interna (endo – interno)

O coração realmente está do lado esquerdo?
Não, o coração se encontra no meio, porém sua parte esquerda é mais desenvolvida e pois isso ele se projeta para o lado esquerdo. Isso é necessário, pois o ventrículo esquerdo manda sangue para a circulação sistêmica enquanto que o direito manda para a circulação pulmonar. A circulação sistêmica é maior e por isso o coração precisa de maior força para enviar o sangue, é por isso que o a camada muscular é mais espessa do lado esquerdo.

O que têm dentro do coração?
O coração possui espaços internos chamados câmaras. Existem 4 câmaras, 2 são átrios, 2 são ventrículos. Átrios são câmaras que recebem sangue e os ventrículos enviam. O coração é formado por 2 bombas que funcionam ao mesmo tempo:
-Bomba direita – átrio direito e ventrículo direito
-Bomba esquerda – átrio esquerdo e ventrículo esquerdo

Qual a função de cada bomba?
A bomba direita recebe sangue do corpo em geral e envia aos pulmões. A bomba esquerda recebe o sangue dos pulmões e envia ao corpo em geral. Não confunda, não se trata de uma bomba para circulação sistêmica e outra para circulação pulmonar, ambas participam de ambos os tipos de circulação.

O que divide cada câmara?
Câmaras cardíacas e sentido do sangue
A bomba esquerda não se comunica com a esquerda em situações normais, elas são divididas por uma parede chamada septo. O átrio e ventrículo de mesmo lado são separados por uma valva chamada valva atrioventricular que só permite a passagem do sangue em um sentido. A valva atrioventricular esquerda se chama tricúspide ou mitral e a valva atrioventricular direita se chama bicúspide . Cúspide é sinônimo de válvula que é uma parte da valva, a valva tricúspide possui três válvulas e a valva bicúspide possui duas. Existem outras valvas além das atrioventriculares, existe também valva da aorta, do tronco pulmonar (artéria que leva sangue até pulmões) e várias outras em veias. Todas valvas servem ao mesmo propósito: impedir refluxo sanguíneo.

O que são os grandes vasos?
São vasos de grande calibre que se juntam ao coração. Dentre as artérias temos: Aorta, Tronco pulmonar e suas 2 ramificações. Dentre as veias temos: Veia cava superior, Veia cava inferior, e 4 Veias pulmonares.

O que é pericárdio?
Pericárdio é um saco fibroseroso que recobre o coração (não é parte dele) e os grandes vasos (peri – em torno de, na periferia). Fibroseroso se refere as camadas do pericárdio, a camada fibrosa e a camada serosa. A camada fibrosa é resistente e mais externa, a camada serosa é fina e possui duas partes: lâmina parietal e lâmina visceral. Parietal se refere a parede, a lâmina parietal do pericárdio seroso está junta à parede do pericárdio fibroso. Visceral se refere aos órgãos contidos em cavidades corporais ou algo relacionado com eles como a lâmina visceral do pericárdio seroso, que aliás é ao mesmo tempo parte do pericárdio quanto do coração, está lâmina visceral é o epicárdio. O pericárdio envolve todo o coração e protege e separa dos órgãos adjacentes, o pericárdio delimita o mediastino médio que é uma divisão do mediastino inferior.


Situação do coração no mediastino
O que pode ser dito quanto a situação (localização) do coração?
Ele está situado no mediastino médio que é uma parte do mediastino inferior. Mediastino é a parte central do tórax, que é o espaço protegido pelo gradeado costal e diafragma. A localização do coração é extremamente importante para seu funcionamento. Além da óbvia vantagem de proteção do gradeado costal, a situação do coração é um espaço de pouca pressão. O coração está envolto por 2 grandes órgãos, os pulmões que são basicamente sacos com a finalidade de trocar os gases do sangue. Os pulmões são órgãos pouco densos e portanto não comprimem fortemente o coração, muito pelo contrário, o coração comprime os pulmões deixando inclusive sua impressão neles, que é maior no pulmão esquerdo já que o coração está voltado para o lado esquerdo. O coração está dentro do pericárdio que o mantém no mediastino, por isso e pelo tamanho dos pulmões, não existe problema causado pela pressão do coração nos pulmões, eles funcionam perfeitamente. O abdome é um local que pode atingir altas pressões devido aos músculos de sua parede, se o coração estive-se no abdome a pressão nele iria impedir a diástole de acontecer, e assim não entraria sangue no coração. Não é necessária muita pressão para alterar o funcionamento do coração, prova disso é o tamponamento cardíaco, que é basicamente o acúmulo de sangue dentro do pericárdio, o que pressiona o coração e causa insuficiência cardíaca (mal funcionamento do coração) podendo levar até a falência cardíaca (grave insuficiência), o que pode levar o paciente à morte. O tamponamento cardíaco deixa bem claro a grande importância da localização privilegiada do coração.

Bibliografia:
Para teoria:
Drake, Richard L., Gray's Anatomia para estudantes, 2ª Edição, Elsevier, 2010
Para imagens:

2 comentários: