segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona


       O sistema renal possui diversas funções no nosso organismo. As duas principais são: a) Excreção dos resíduos metabólicos, tais como uréia, creatinina e ácido úrico; b) Regulação das concentrações de algumas substâncias em nosso organismo, tais como sódio, potássio, cloro, além é claro do controle da quantidade de água. Para que essa regulação seja eficiente faz-se necessária a ação de alguns hormônios, dos quais vamos dar prioridade à  renina, à angiotensina e à aldosterona, envolvidos na regulação da reabsorção de sódio.
       O Angiotensinogênio é produzido pelo fígado e está presente no sangue. Essa substância é precursora da Angiotensina I. Essa conversão é catalisada pela enzima Renina, que é liberada pelos rins quando o sangue apresenta baixa concentração de sódio ou baixa pressão arterial. A Angiotensina I, que não apresenta ação vascular, é então convertida em Angiotensina II, reação esta catalisada pela Enzima Conversora de Angiotensina(ECA). A ECA é liberada pelo endotélio capilar dos pulmões. A Angiotensina II, então, se liga e ativa receptores específicos(AT1 e AT2), promovendo a vasoconstrição e estimulando a liberação de Aldosterona pelo córtex da glândula Adrenal. O hormônio Aldosterona promove a secreção de K+ e consequentemente a reabsorção de Na+. A vasoconstrição e a reabsorção de sódio resultam, finalmente, no aumento da pressão arterial. Esse mecanismo é conhecido como Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona(SRAA) e está esquematizado a seguir.



       Além dessa importante função na regulação da pressão arterial e controle do equilíbrio hidroeletrolítico , o SRAA também atua na estruturação e função cardiovascular. A ativação excessiva desse sistema acarreta sérias consequências, como a Hipertensão Arterial, a Hipertrofia Ventricular Esquerda e a Insuficiência Cardíaca Congestiva, dentre outras. Para os indivíduos hipertensos, a hiperatividade desse sistema pode ser bastante perigosa de modo que foi preciso buscar meios de reduzir os seus efeitos ou até de interromper o funcionamento dele.
       Um mecanismo fisiológico de controle da pressão arterial é realizado pelo coração através da liberação do Peptídeo Natriurético Atrial(PNA) -além desse, existem outros peptídeos que atuam em conjunto com o PNA. Algumas ações desses peptídeos natriuréticos são: vasodilatação, redução da liberação de Aldosterona e inibição do SRAA. O resultado dessas ações é a redução da pressão arterial. Por conseguinte, trata-se de um mecanismo anti-hipertensivo.
       Dois outros mecanismos anti-hipertensivos eficazes são realizados por Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina(IECA) ou por Bloqueadores dos Receptores de Angiotensina II (BRAII).
       Primeiramente, os IECA previnem a formação de Angiotensina II à medida que eles reduzem a quantidade de ECA. Produzem queda de pressão arterial por meio do aumento de substâncias vasodilatadoras(bradicinina e prostaglandina) e redução da Angiotensina II que é vasoconstritora. Esse mecanismo, porém, não é muito efetivo, uma vez que a Angiotensina II pode ser produzida através de vias alternativas- a tripsina, a catepsina ou a quinase cardíaca também podem converter a Angiotensina I.
       Já o BRAII é responsável por bloquear a atuação do receptor do subtipo 1(AT1), principal receptor responsável pelos efeitos da Angiotensina II. Esses bloqueadores deslocam a Angiotensina II do receptor AT1, de modo que seus efeitos hipertensores sejam limitados. Além disso, essa classe de hipotensores induzem a regressão da Hipertrofia Ventricular Esquerda e são efetivos na insuficiência cardíaca.

Bibliografia:
COUTO, A.A. de; KAISER, S.E. Manual de Hipertensão Arterial da Sociedade de Hipertensão do Estado do Rio de Janeiro- São Paulo: Lemos Editorial, 2003

Alexandre Silva Guimarães

16 comentários:

  1. Matéria muito esclarecedora. Essa tem valor acadêmico, pena que não achei quando estava estudando o sistema urinário em EDF na UFBA. Muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria de qualidade acadêmica...

    ResponderExcluir
  3. Excelente material, me ajudou muito no trabalho da faculdade. :)

    ResponderExcluir
  4. Alguem pode informar se a angiotensina esta sendo usado para controlar a hipertensão?

    ResponderExcluir
  5. Antagonistas da Angiotensina tem efeito anti-hipertensivo, então acredito que sim.

    ResponderExcluir
  6. Excepcional explicação, esse é um tema da qual por mais que saiba ele gera dúvidas, ao expor o assunto a outra pessoa. Mas esse texto está bem comentado, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. ótima matéria :), me ajudou bastante no trabalho da faculdade.

    ResponderExcluir
  8. muito bom mesmo...esclarecedor,bom trabalho!

    ResponderExcluir
  9. ALDOSTERONA...............................................................46,8 NG/DL
    ATIVIDADE RENINA PLASMÁTICA..................................54,3 uUI/ML
    URÉIA.............................................................................75 MG/DL
    CREATININA....................................................................1.6 MG/ DL

    ResponderExcluir
  10. Ótima matéria ����

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, deu para perceber tudinho. Agradeco!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo conteúdo aqui publicado.
    Foi de grande relevância em minha pesquisa, principalmente por conter a bibliografia e ser passada de uma forma clara. Não costumo pesquisar em blogs, mas o seu está de parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Alguém pode me explicar o mecanismo renina-angiotensina no controle da pressão arterial frente as concentrações de NaCl?

    ResponderExcluir