sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os Contraceptivos orais e a Pressão Arterial


Estudos sugerem que o uso de contraceptivo oral está associado a uma maior incidência de hipertensão arterial em comparação com mulheres não usuárias deste método. O uso da pílula tende a potencializar o aumento na pressão sistólica na ordem de até 9 mmHg e de até 5 mmHg na pressão diastólica.
O componente estrogênio pode aumentar a síntese hepática do substrato da renina, proporcionando um estímulo do sistema renina-angiotensina - aldosterona. Outras ações incluem impacto sobre os rins, adrenais, atividade simpática, alterações hemodinâmicas e sobre a ação periférica da insulina.
Os progestogênios por sua vez, exercem diferentes ações sobre a pressão arterial, dependendo do tipo e da dose usada. O gestodeno, por exemplo, possui uma ação anti-aldosterona, sendo indicado seu uso em mulheres com hipertensão leve a moderada.
É importante ressaltar que a maioria dos estudos demonstra que o impacto dos contraceptivos orais é temporário. Havendo evidências de que a pressão arterial retorna aos níveis habituais após a interrupção do uso dos contraceptivos, podendo ocorrer até níveis pressóricos mais baixos que antes.
Há ainda constatações de que o uso combinado de bebidas alcoólicas com contraceptivos orais não resulta em alterações negativas na pressão arterial.
Os resultados dos estudos sugerem que os efeitos na pressão arterial causados pelo uso de contraceptivos orais não são homogêneos para todas as mulheres. Assim as mulheres que apresentam riscos individuais de desenvolver hipertensão devem evitar o uso indiscriminado da pílula. As que são usuárias e não apresentam fator de risco raramente desenvolvem hipertensão severa.
Os contraceptivos orais e sua utilização:
1. Mulheres abaixo de 35 anos não tabagistas - Não há contra-indicação.
2. Mulheres acima de 35 anos não tabagistas - indicado desde que haja controle da pressão arterial.
3. Mulheres tabagistas - Maiores de 35 anos é contra-indicado. Abaixo de 35 anos é ideal que se opte por algum outro método.
4. Mulheres portadoras de hipertensão crônica controlada podem utilizar os contraceptivos desde que não possuam nenhum outro fator de risco cardiovascular.

Bibliografia:

http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102311X1985000200005&script=sci_arttext


http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/7-4/015.pdf


Thayane Karajá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário