quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Importância do Óxido Nítrico (NO) na saúde cardiovascular


O óxido nítrico é uma das menores moléculas sintetizadas por organismos vivos e é de suma importância para a regulação do organismo, suas atividades vão desde endócrinas,autócrinas, parácrinas até como neurotransmissor.Aqui,porém, falaremos da sua atividade nos vasos sanguíneos.
O NO é liberado continuamente pelo endotélio vascular possuindo multi-funçoes,entre elas:

1) A regulação do tônus vascular, antagonizando as contraçoes dos vasos sanguines.Devido à essa ação inibitória da contração o NO é um potente vasodilatador.

2)Reduz a aderencia de leocócitos à parede vascular, pois atua nas integrinas da menbrana celular de tais células,impedindo que se formem hemi-desmossomos e as celulas brancas se fixem no endotélio,ele evita assim um possível estreitamento da passagem do vaso, o que aumentaria a pressão sanguinea.

3)Inibe a ativação e agregação plaquetária, prevenindo assim tromboses.

4) inibe a proliferação do músculo liso vascular por inibição de seus fatores de crescimento,controlando,assim. a força de contração do vaso que pode aumentar perigosamente a pressão.



Curiosidade: Alguns atletas tendo o conhecimento das ações vasculares do óxido nítrico tentam suplementar essa moléculas pela dieta para aumentar a oxigenação muscular.O primeiro problema é o fato de que essa molécula gasosa é muito reativa devido ao seu par livre de elétrons,sendo sua meia vida no organismo cerca de 10 segundos.Como solução esses atletas tomam o seu possível precursor,a arginina.Mesmo existindo estudos que mostram a melhora na eficiência vascular de pessoas com angina que tomaram arginina,nada comprova que pessoas saudáveis possuem tal melhora.

Bibliografia:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000300012

http://publicacoes.cardiol.br/abc/2000/7404/74040009.pdf
Alan Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário