Sistema cardiovascular |
Coração e grandes vasos |
O sistema cardiovascular é constituído de um órgão capaz de se contrair (diminuição do comprimento de células) chamado coração, quando suas células contraem elas pressionam os espaços dentro do coração que contém sangue (átrios e ventrículos), empurrando assim o sangue para as artérias, e enfim, o corpo. Existem tipos diferentes de vasos sanguíneos, na ordem da passagem do sangue temos: artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias. Diferentes vasos possuem propriedades diferentes, artérias por exemplo tem uma maior camada muscular, enquanto que veias geralmente possuem valvas para impedir o refluxo sanguíneo. Capilares são os vasos mais finos e onde ocorre transferência de materiais entre o vaso e as células somáticas (células do corpo em geral).
Uma dos problemas que pode ocorrer com o sistema é o endurecimento de artérias, condição conhecida como arteriosclerose (sclerose se refere à endurecimento). Um dos tipos de arteriosclerose se chama aterosclerose, em que a causa de endurecimento das artérias é a formação de ateromas, placas de gordura e tecido conjuntivo. A aterosclerose é uma doença inflamatória e além de endurecer os vasos ela pode ainda diminuir o lúmen (espaço interno), chegando em alguns casos à obstruir totalmente o vaso. Os piores tipos de obstruções são em vasos no cerébro e coração. No caso do cerébro pode ocorrer AVC (acidente vascular cerebral), enquanto que no coração pode ocorrer IAM (infarto agudo do miocárdio), que é a necrose(morte) de parte do miocárdio (parte muscular do coração). Arteriosclerose pode ainda causar isquemia em partes do corpo (oxigenação insuficiente).
A aterosclerose é uma das causas da hipertensão arterial(pressão alta dentro da artéria), essa pressão pode causar rompimento de artérias, causando inclusives os já citados AVC e IAM. As causas da aterosclerose são em sua maioria as mesmas da hipertensão, afinal a aterosclerose é uma das maiores causas de hipertensão arterial. Entre as causas podemos citar: tabagismo, obesidade, alta concentração de colesterol no sangue (mesmo em não obesos). A baixo está a fórmula estrutural da molécula de colesterol. As mulheres tem menor chance de ter problemas com a aterosclerose antes da menopausa pelo fato de boa parte do colesterol sanguíneo ser usada para produzir esteróides (hormônios derivados do colesterol), principalmente estrógenos. Confira abaixo a semelhança do estradiol ,um exemplo de estrógeno, em relação ao colesterol.
Estradiol |
Colesterol |
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arteriosclerose
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aterosclerose
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colesterol
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/aterosclerose/
Artigo escrito por Igor Henrique de Paiva Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário