sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Hipertensão do Jaleco Branco


A hipertensão do “jaleco branco” descreve pacientes que tem sua pressão arterial elevada durante a verificação no consultório médico, mas em outras situações a pressão arterial se mantém normal.
Em 1930, George Brown publicou nos Annals of Internal Medicine dados de uma pesquisa realizada com 34 hipertensos, em casa e no consultório, e constatou que em suas residências estes pacientes apresentavam níveis baixos de pressão arterial enquanto que no consultório a pressão se elevava, caracterizando a síndrome do jaleco branco.
Existem quatro hipóteses para ocorrência dessa síndrome:
1. Uma alteração endotelial, resultando em deficiência na produção ou utilização de óxido nítrico endógeno.
2. Uma resposta de alerta, ou seja, uma hiperatividade diante de estímulos novos ou estressantes.
3. Um precursor da hipertensão sustentada, podendo estar ou não associado à hiperatividade.
4. Uma resposta aprendida ou condicionada.
Alguns estudiosos consideram a hipertensão do jaleco branco como benigna, enquanto outros têm sugerido que os riscos dessa hipertensão são semelhantes aos riscos da hipertensão sustentada.
A hipertensão do jaleco branco pode causar erros de diagnóstico e consequente tratamento desnecessário. Quando somente a pressão verificada durante a consulta é levada em consideração, o paciente pode ser diagnosticado como hipertenso. O mesmo pode acontecer com pacientes hipertensos que durante a verificação apresentarem pressão mais elevada do que no dia a dia, levando à prescrição de doses maiores ou de mais medicamentos do que o necessário.
Também é importante considerar a possibilidade da hipertensão do jaleco branco estar associado a casos em que a pressão arterial se mantém elevada mesmo com o tratamento adequado.
A melhor forma de se diferenciar a hipertensão sustentada da hipertensão do jaleco branco é através do exame chamado Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA). Nele, o paciente permanece com um esfignomanômetro durante 24 horas e deve preencher um diário com todas as suas atividades e sintomas. Assim, é feito um perfil da pressão arterial do paciente e descobre-se se ele de fato é hipertenso ou não.

Bibliografia:

http://www.medicinageriatrica.com.br/2008/03/02/hipertensao-do-jaleco-branco-benigna-ou-maligna/

http://renatapinheiro.com/hipertensao-do-jaleco-branco/

Thayane Karajá.

10 comentários:

  1. Infelizmente tenho esta síndrome! Esta semana a minha pressão no consultório deu 16x10 :( Fiz um eletro, que deu normal... mas deu taquicardia... o cardiologista conversou cmg disse qeu eu preciso me acalmar. Já fiz o MAPA, Eco e ergométrico e td deu normal.

    Não aguento... sofro muito com isso :/// Me sinto tão fracassada de não conseguir controlar meu proprio corpo. Há algo que podemos fazer para nos curar??? Sou hipocondriaca e acho que isso piora ainda mais né???

    Fiz um blog para conseguir conversar com pessoas que tem o mesmo problema que eu e quem sabe possamos nos ajudar. Publiquei hj sobre o meu sofrimento com a hipertensão do Jaleco Branco.

    Quem se interessar acessa:

    http://www.blogdahipocondriaca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esse problema, tem épocas que ficam mais evidentes, principalmente nos exames periodicos no trabalho. No consultório do meu cardiologista a pressão da normal. Comprei um aparelho de pressão e costume medir para me acustumar. abraços.

      Excluir
    2. Ola,
      também tenho este problema. Quando realizo o exame MAPA, eletro, eco e otros sempre é normal, mas quando visito algum jaleco branco ela custuma se alterar 15/8 ou 16/8, mesmo tentando controlar bem minha respiracao. Nao sei explicar o motive para tal panico, mas gostaria muito de tratar. Alguem sugere algum especialista ou tratamento?

      Excluir
  2. Tenho também este mesmo problema , fiz o MAPA e tava tudo tranquilo , uma maneira de controlar é praticar caminhadas .... ajuda bastante.

    ResponderExcluir
  3. Eu tbem sofro desse mal sempre q meco a p.a no ambulatorio ela da alta e em casa normal tbem sofro c isso pous ao passar pir um medico do trabalho temo nao ser contratada devido a esse problema oque faco??????

    ResponderExcluir
  4. Eu achei que fosse só comigo, terça fui fazer um exame admissional e deu 16/10. Quando cheguei em casa deu 12/8 ate menos, mas ate na farmacia altera um pouco pra 13/9. Hj na farmacia deu 12/8 mas qd cheguei no consultorio deu 17/10. Vou fazer o MAPA segunda, espero que dê certo.

    ResponderExcluir
  5. Eu também tou com o mesmo problema, tou com síndrome do panico. Sair do consultório médico agora e ela me solicitou o exame do mapa, para saber o que realmente tenho, pois minha presão tava de 16/10, e suando frio, sempre é assim quando eu vou em algum lugar que tenha gente que nao conheço, fico com vergonha, começo a suar frio, meu coração quer sair pela boca e minha presão sobe muito, mas quando cheguei minha presão tava normal.
    É um caso serio esses tipos de coisas que acontece com agente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que tudo isso é resultado de uma Fobia Social pois eu sinto o mesmo .

      Excluir
  6. Alguém de vcs toma anti hipertensivos por causa da síndrome do jaleco branco?

    ResponderExcluir
  7. Alguém de vcs toma anti hipertensivos por causa da síndrome do jaleco branco?

    ResponderExcluir