quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Holofotes no Victoza

Boa tarde galera!! Que tal aprendermos agora um pouco sobre um novo medicamento usado para emagrecer?! Em setembro desse ano, a revista Veja publicou uma interessante reportagem especial sobre o medicamento Victoza e seus impressionantes efeitos na redução de peso. A Veja taxou o remédio de milagroso por fazer o usuário perder de 7 a 12kg em apenas 5 meses. Diante desse repentino sucesso desse medicamento no mercado, o grupo de hipertensão não poderia deixar de esclarecer aos assíduos leitores do blog os efeitos, perigos e resultados do uso dessa droga.

O Victoza, ou Liraglutida, é um medicamento indicado para o tratamento de diabetes tipo-2 que, devido a alguns de seus efeitos, vem sendo usado por pessoas não diabéticas que querem emagrecer. Esse medicamento é produzido pela empresa dinamarquesa Novo Nordisk e foi lançado em 2009 no continente europeu, chegando ao Brasil no meio desse ano.


O Victoza é um análogo do hormônio GLP-1 e, para entendermos o seu funcionamento, precisamos saber um pouco à respeito desse hormônio.

GLP-1 é sigla para Glucagon-Like Peptide-1. Dentre suas atividades, esse hormônio estimula a produção e a secreção de insulina e provoca saciedade! Ele é produzido por células endócrinas intestinais e é vital para o bom funcionamento do organismo. Estar saciado quer dizer que a vontade de comer passou, ou seja, você “matou a fome”. Se esse mecanismo não existisse, não seríamos capazes de controlar a ingestão de alimentos e ganharíamos peso muito facilmente.

De volta ao Victoza, então, temos um valioso recurso no combate ao diabetes tipo-2. Contudo, a reportagem conta que ele vem sendo usado por pessoas não diabéticas!! Vamos logo entender o porquê disso.

No programa de pesquisa LEAD(Liraglutide Effect and Action in Diabetes) realizado com 4000 indivíduos, os resultados apresentados consistiam em melhora no controle glicêmico e significativa redução de peso nos indivíduos.

Durante 20 semanas de estudo dos efeitos do Victoza em indivíduos adultos obesos e não diabéticos, a redução de peso também foi comprovada, além da ajuda no controle dos fatores de risco de obesidade(os indivíduos apresentaram redução da circunferência da cintura e diminuição da pressão arterial). Os indivíduos sujeitos à medicação apresentaram redução tanto da pressão sistólica, quanto da pressão diastólica.

Não obstante a tantos benefícios, alguns efeitos colaterais surgiram. Dentre eles, podemos destacar náusea, vômito e dores de cabeça, entre os mais comuns, até eventuais irritações, dores e hematomas no local onde a injeção é aplicada diariamente. Alguns pacientes, ainda, desenvolveram sintomas graves, tais como cálculo biliar, pancreatite aguda, choque anafilático, dentre outros. Porém, não se reconhece a ligação desses sintomas ao Victoza.

Existem duas grandes diferenças entre o GLP-1 e o Victoza que dão a este o efeito emagrecedor.
1) A Liraglutida aplicada através de injeção circula no organismo em uma concentração, em média, 8 vezes maior que a concentração de GLP-1.
2) Os efeitos da Liraglutida no organismo se estendem por 24h, enquanto os efeitos do GLP-1 duram 3 minutos!

Foi constatado também que a utilização do Victoza, associado a uma alimentação balanceada e a atividade física regular, pode potencializar os benefícios desse medicamento, inclusive quanto à perda de peso. Segundo a revista Veja, em 5 meses associando Victoza, dieta e exercícios físicos, a pessoa pode perder até 12kg. Fazendo uso apenas do medicamento, sem alterar a dieta e mantendo o sedentarismo, os efeitos ainda são fabulosos, segundo a revista Veja. Ao fim de 5 meses, 7kg são eliminados. Ficou claro, assim, o porquê do tamanho sucesso desse medicamento. É só satisfação e alegria!!



Pelo menos foi isso que a revista Veja tentou passar para o leitor. Porém, aqui no Blog de Hipertensão o nosso leitor não lerá nenhuma informação incompleta, uma vez que nós temos o compromisso de passarmos uma informação de qualidade.

O que acontece é o seguinte: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA) não aprova o uso do Victoza como um medicamento emagrecedor. Depois de tantos benefícios do uso desse remédio o nosso leitor deve estar se perguntando o por quê disso.

Segundo a ANVISA, esse medicamento deve ser utilizado apenas no controle do diabetes mellitus tipo-2, ainda com cautela, por se tratar de um medicamento novo. A ANVISA afirmou que o Victoza pode causar uma alteração da função renal, distúrbios da tireóide( casos de nódulos e urticária ), além de sintomas mais brandos, como hipoglicemia, dores de cabeça, náusea e diarréia. Por se tratar de um medicamento novo, ainda é preciso realizar testes e estudos para verificar a potencialidade dele causar alguma reação alérgica ou choque anafilático.

A nota da ANVISA sobre o Victoza conclui que não é seguro utilizar esse medicamento para o emagrecimento, sendo ele recomendado apenas como terapêutico anti-diabetes.

Diante disso, o blog de Hipertensão recomenda a você, leitor, que não utilize o Victoza como meio de emagrecer. Não custa nada deixar um tempinho do seu dia para uma atividade física, sem falar do prazer e do bem-estar que ela poderá te proporcionar, além de buscar um nutricionista para criar uma dieta saudável compatível com o seu gosto!



Bibliografia:
http://www.nature.com/ijo/journal/vaop/ncurrent/pdf/ijo2011158a.pdf
http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx Edição 07/09/2011
http://www.senado.gov.br/noticias/agencia/quadros/qd_331.html
http://www.glucagon.com/glp1.html
Imagens:
http://www.thiagomartinez.com/blog/wp-content/uploads/2011/05/emagrecimento.jpg
http://www.ideiasdahora.com/wp-content/uploads/2011/05/emagrecimento-com-dieta-do-vinagre.jpg
http://filecache.drivetheweb.com/mr4enh_novonordisk/312/VictozaPen_Needle_FIN.jpg


Postado por Alexandre Guimarães

2 comentários:

  1. Muito interessante seu artigo.
    Ajudou bastante,me concientizou bastante a respeito desse tipo de remédio para emagrecer, que ás vezes é bastante prejudicial a saúde.

    ResponderExcluir
  2. Seu artigo é realmente interessante.É bom realmente ser esclarecido sobre certos assuntos que são deixados imcompletos pela midia,principalmente aqueles que botam em risco a minha saúde e a de todos.
    Está de parabéns.

    ResponderExcluir