domingo, 20 de novembro de 2011

Envelhecimento e Doenças cardiovasculares

Olá pessoal!Nós já mencionamos aqui no blog que a incidência de hipertensão aumenta significativamente em idosos,mas hoje vamos investigar as possíveis
causas dessa maior incidência e relacionaremos as alterações que o envelhecimento promove nas artérias e no coração que podem facilitar o aparecimento de hipertensão e arteriosclerose.


Para começarmos então citaremos as modificações naturais mais relevantes que o sistema cardiovascular sofre com o avanço da idade que causam um aumento de pressão e a perda da elasticidade vascular,relacionada à arteriosclerose.


*Alterações cardíacas: As alterações sofridas pelo coração com o tempo não tendem à aumentar a pressão arterial, mas levam a um possível déficit de oxigenação do organismo pois essas modificações tendem à diminuir o volume ventricular e seu poder de contração.Entre essas alterações estão: o aumento do volume dos cardiomiócitos(células musculares do coração),maior depósito de colágeno intra-ventricular o que reduz seu volume e e torna mais custosa e lenta a contração.E por último a resistência cardíaca à β-adrenérgicos, que faz com que o coração não responda bem a comandos de taquicardia, o que prejudica a oxigenação no exercício.


*Alterações vasculares:
as alterações sofridas pelos vasos são as mais significativas para se analisar o surgimento da hipertensão e da arteriosclerose vamos ver agora por que.entre essas modificações estão:

-> O aumento do depósito de colágeno sub-endotelial, a redução de elastina nos vasos, que diminui o lúmen vascular e sua distensibilidade que pode estar relacionada às duas doenças estudadas, visto que com um vaso mais estreito e pouco elástico a pressão aumenta e o risco de entupimento também.

-> A diminuição da liberação endotelial de óxido nítrico, que acarreta sérios prejuízos aos vasos já citados no blog que podem facilitar o aparecimento de hipertensão e arteriosclerose como a maior agregação leucocitária ao endotélio, que também faz com que a passagem do vaso se estreite.

-> resistência à vasodilatação mediada por β-adrenérgicos, que com isso aumenta a vasoconstrição e por sua vez a pressão arterial.

-> Desregulação do reflexo dos baroreceptores, essa desregulação faz com que uma variação na pressão sanguinia demore mais para ser identificada e posteriormente o organismo tome providências para que ela volte à níveis normais, facilitando que pressões muito altas se mantenham por mais tempo e acabe ocasionando o rompimento de vasos.


Com o passar da idade as pessoas ficam mais propensas à doenças cardiovasculares, mas isso não quer dizer que todas às desenvolverão, o melhor jeito de ir contra essa tendência natural é ter hábitos de vida saudáveis e seguir as dicas do blog de hipertensão!Até a próxima!



referências: http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2008-21/2/193-198.pdf

Alan Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário